fevereiro 27, 2013

MIMIMI de um Ilustrador

Fazer tirinha é difícil, vide quanto tempo eu não posto nada por aqui...

Hoje, mais uma vez, descubro que estão usando minhas ilustrações. Dessa vez foi uma página de facebook que pegou dois de meus personagens e começou a fazer tirinhas (algumas engraçadas, até). Mas ao contrário do que as pessoas acham, eu não fiquei com raiva, fiquei triste. Triste em constatar mais uma vez que não se respeita o trabalho do ilustrador, as pessoas tem medo de serem processadas por plagiar trabalho de terceiros mas quando é ilustração não ligam. É "desenhinho", o cara desenha fácil, ele não gasta nada pra desenhar...

Bom, o esforço, estudo e dedicação para se tornar um desenhista razoável é imenso. A bagagem técnica e intelectual necessária para em poucos traços passar uma ideia não é banal. As pessoas ganham dinheiro ilustrando, acreditem (eu ganho). Essa foi a profissão que escolhi e gostaria que as pessoas tivessem mais consciência disso. Quando você se apropria de uma ilustração para lucro próprio (não necessariamente monetária) você está roubando de outro ser humano.

Veja que eu coloquei a mesma ilustração no Creative Commons, qualquer um pode usar com a restrição que eu deveria ser creditado e que o original não poderia ser alterado e adivinhe? Fizeram tudo que eu não queria. Claro que vão existir pessoas defendendo que depois de feito é "patrimônio na humanidade", todos podem usar etc. Eu não acredito nisso. Primeiro: por que eu não sou Comunista/Socialista, Segundo: vivemos em um Estado que diz que existem direitos autorais, não concorda com a lei mude-a ao invés de desrespeita-la e Terceiro: já conversei com muitas pessoas que defendem a liberação do direito. Todas com quem falei tinham o interesse de lucrar com o esforço alheio sem querer dividir o lucro, TODAS (isso é assunto polêmico e parei por aqui).

Resumindo, desenhar é um trabalho como qualquer um outro, você não sai roubando a panela de um paneleiro, vidro de um vidraceiro nem hambúrguer de um chapeiro.

Respeite o trabalho dos outros, mesmo se ele for um ilustrador ;)

Um comentário:

José disse...

Verdade cara, tenho um blog de cultura gamer e posto muito conteúdo de ilustradores, quadrinistas e cia, mas sempre credito e nunca mexo na arte, acho isso o cumulo. Isso é um problema na internet, mas especialmente na brasileira, se você acessar sites/ facebooks / tumblrs estrangeiros, vai notar que eles sempre creditam o autor, ao menos boa parte deles.

Enquanto aqui os blogs grandes, como nãointendo, postam conteúdo a torto e direito sem remorso.

Também quero ser ilustrador / animador um dia, então respeito o seu trabalho.

Ignore os babacas que falam "caiu na net é do povo e blá, blá, blá" e não desista, continue a fazer aquilo que ama!