junho 30, 2010

Como fazer uma História em Quadrinhos

Olá, galerinha!

Algumas pessoas perguntaram como eu faço as tirinhas então resolvi começar a responder (estou procurando um jeito de gravar o processo de desenho para complementar aqui). É assim que eu faço uma história em quandrinhos e por enquanto é isso!

webcomic_passo01_takren
Como o Mundico é uma série de quadrinhos baseada em minhas experiências pessoais, meu primeiro passo para construir uma tirinha é a observação. Eu fico de olho em rádio, tv, conversa com amigos etc... Presto atenção em tudo que vivencio procurando por uma pérola que a vida nos dá. Nesse momento vale tudo, desde batizado de criança até aquele causo escabroso que o cunhado do vizinho te contou.

webcomic_passo02_takren
De tudo que observei, dou uma peneirada e separo aquilo que eu acho que tem potencial para virar uma tirinha. Se "desse mato sair coelho" eu anoto em um caderninho para não esquecer, fazendo algumas anotações de como eu acho que a tiranha pode dar certo. Muita coisa não passa desse estágio, mas um repertório guardado te ajuda a criar mais rápido e mais naturalmente (quem espera a musa criadora não faz nada).

webcomic_passo03_takren
Nessa fase eu "esqueço" da tirinha, as idéias passeam pelo cérebro, dão uma cozinhada. Não sei se é com todo mundo, mas eu gosto de dormir em cima da idéia... é depois do sono que a piada realmente toma forma. Isso acontece geralmente na cama, no banheiro ou no chuveiro. Interessante e escatológico.

webcomic_passo04_takren
Exageração é tudo. Ninguém vai querer saber da minha vididinha real e medíocre, as pessoas querem ver o circo pegando fogo... Então um tropeço vira um acidente que para a av. Paulista, um espirro vira pneumonia e assistir BBB faz literalmente o cérebro derreter pelos ouvidos. A fantasia é que dá esse sabor.

webcomic_passo05_takren
Aqui é isso mesmo, rascunho... Papel e lápis. Riscar as cenas até condensar a piada ao seu mínimo de quadros e texto. Risco muito, principalmente para dar a pose certa para o personagem... Imagino como num teatro e a linguagem corporal diz muito.

webcomic_passo06_takren
Desenho é a arte final e eu costumo fazer de dois jeitos.
- O primeiro é scanear o desenho, aplicar no photoshop em um documento "default" que já tem as minhas medidas padrão. Crio um layer para a cor preta do traço e desenho com uma Tablet Wacom Intuos 3. Caso a tira seja colorida, dou um layer novo abaixo do contorno com as cores chapadas e mais dois layers intermediários para o brilho e a sombra.
- O segundo é desenhar direto no Ilustrator... Mouse e pontos vetoriais, quase como desenhar com recortes de papel. Gosto muito do efeito e acelera bastante a produção.
(um dia faço um vídeo disso para complementar esse passo a passo)

webcomic_passo07_takren
Nesse ponto vou pro Blogger e publico a webcomic no meu blog MUNDICO. Daqui ele ganha o mundo e conquista milhares de leitores ávidos a me tornar uma megaestrela do quadrinho nacional.......... :P

webcomic_passo08_takren
Depois de tudo, verifico as janelas e portas, vejo como estão os vizinhos e faço uma busca nos canais de notícia da tv e internet a respeito de zumbis. Essa praga é uma realidade e é sempre bom estarmos preparados para quando se alastrar pelo mundo. Estar preparado é sobreviver.

É isso aí, camaradas!
Beijos na clavícula esquerda,
Takren

RSS Mundico
Twitter Mundico
Meme Mundico
ORKUT Mundico

15 comentários:

André Lasak disse...

Parabéns pela aula, caro Toro!

E bem-vindo à superfície!

Estavamos com saudade, viu?
:D

ABRAÇÃO!

Tiburcio Illustrator disse...

Takren, com certeza uma materia muito esclarecedora. Eu mesmo nunca tinha reparado nos zumbis aqui da região. Agora vou trancar minha porta, com licença...

εïз puinha disse...

A etapa de processamento é a mais demorada né?
Pois vc. sempre fica HORAS nessa etapa !!!

Bjkas

ps.: Adorei

Takren disse...

@puinha
Pô... Me tirando de cagão?? :P

luiz scalercio disse...

bellissimo aula
ate eu abrendir um pouco
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio Ciccone disse...

GENIAL

Interessante é que eu também processo na cama e no banheiro... criação é mesmo uma cagada.

Fabio Ciccone disse...

GENIAL

Interessante é que eu também processo na cama e no banheiro... criação é mesmo uma cagada.

JAMES disse...

Um espirro vira pneumonia é ótima, hauahauahau! Muito bom!!!!! parabéns!

Verônica S. de Souza Saiki (Very) disse...

É bem por aê mesmo..rsrsrs Legal sua materialização de criação.
E exagerar é a parte que mais gosto:D Que venha o vídeo!

Bebé Astolfi disse...

Mininu, vc pode acrescentar mais um passo: a prática. Você tá ficando cada dia melhor nisso!!!!!!! É uma evolução visivel. Sério. Muito sério mesmo. Seríssimo.

Takren disse...

@bebé
Grazzie, bambina!

Marina disse...

Aqui na casa de mamãe rola um processamento feroz!!!!

Brandon Oak disse...

o 8° passo é o fundamental.

Ederson Cruz disse...

Valew a dica Takren.., os passos 1,2, e 4 acredito que preciso desenvolver mais. Abraço e ja estou te seguindo para aprender umas dicas contigo. \o/ Té mais...

Alice Maria Costa disse...

Gostei muitoooooooo. Obrigada! Ciberabraços,